Recebi da TAG Livros o livro “Gostaria que você estivesse aqui” do autor brasileiro Fernando Scheller. Este romance é uma história emocionante sobre a vida de cinco personagens que vivem no Rio de Janeiro nos anos 80. O livro aborda temas delicados, como a luta contra a AIDS, preconceito, luto, e entrou para meu ranking de favoritos!
Neste livro, a história é contada de pontos de vista diferentes, o que nos permite realmente entender cada personagem de um jeito mais profundo.
Mesmo tocando em assuntos sérios, a forma como Scheller escreve é tão leve e envolvente que a leitura simplesmente flui, quando eu percebi já estava no meio do livro torcendo para que ele não acabasse… vem comigo conhecer essa obra!
Sobre o livro
Quando a chegada dos anos 80 se manifesta no cenário carioca, um período de contrastes emerge. A agitação na cena musical e uma intensa vontade de aproveitar a vida se misturam à instabilidade política, à assustadora propagação da AIDS e ao crescimento do comércio ilegal nas comunidades.
Personagens Principais
O Rio de Janeiro dos anos 80 é palco de uma mistura explosiva de música, vontade de viver e caos político. Em meio a isso, cinco personagens únicos têm suas vidas transformadas de maneiras inimagináveis.
- Cezar: Produtor musical gay tentando viver em um cenário assustador da AIDS E do preconceito mas que nunca deixa a liberdade que carrega nas veias.
- Baby: Um garota perdida em meio a uma sociedade que impõe o que você deveria querer ou a forma com deveria viver a procura do seu lugar no mundo.
- Inacio: Apaixonado por Baby, abandona a faculdade de engenharia ao conhecer César, que está em busca de seu próprio lugar no mundo. Juntos, eles enfrentam os desafios da juventude e buscam sua identidade em uma época tumultuada.
- Selma: Selma, mãe de César, lida com o abandono do marido e o medo constante de perder seu filho. Sua força e coragem são postas à prova diante das adversidades que surgem em seu caminho.
- Rosalvo: Um paraibano recém-chegado à Rocinha, embarca em uma jornada emocional em busca do assassino de sua filha trans. Em meio ao turbilhão de sentimentos, ele descobre uma força interior que o mantém firme em sua busca por justiça.
O livro narra 10 anos da vida desses personagens enquanto entrelaça suas vidas em uma teia de vivencias, dores e amores, nessa jornada o autor conseguiu me levar junto pra dentro do enredo de pessoas comuns e extraordinárias ao mesmo tempo.
Em geral, a maneira como os personagens são desenvolvidos é um dos pontos altos de “Gostaria que você estivesse aqui”.
Acompanhar o amadurecimento de cada um, sob a perspectiva individual, traz mais humanidade e solidez ao laços que se formam no caminho mesmo com trajetórias e personalidades tão diferentes.
Mensagem do Livro
Um dos principais temas é a busca pelo sentido da vida aqui a gente se depara com construções de personagem reais, claramente podia ser eu ou você sendo narrado ali.
A leitura nostálgica nos leva a refletir sobre a importância das relações humanas e sobre como muitas vezes deixamos de valorizar as pessoas que estão ao nosso redor.
Foi interessante ler uma obra que aborda temas como tão específicos dos anos 80, através desses temas, o autor mostra como a realidade social e política da época influenciava a vida das pessoas e como essas questões afetavam a forma como elas se relacionavam.
Impacto Cultural da Obra
O livro “Gostaria que você estivesse aqui” de Fernando Scheller é uma obra que retrata a cena cultural e musical do Rio de Janeiro nos anos 80 com maestria.
Através de personagens marcantes e bem construídos, o autor nos leva a uma verdadeira viagem no tempo, mostrando a efervescência cultural da época e como ela impactou a vida das pessoas.
VEJA TAMBÉM: “Quando Acreditávamos em Sereias” um drama familiar com o mar de pano de fundo
Ele aborda como a cena musical carioca dos anos 80 foi marcada por bandas icônicas como Legião Urbana, Paralamas do Sucesso e Titãs, que ganharam uma grande visibilidade nacional e internacional.
Além disso, a moda da época também foi marcante, com a ascensão do movimento punk e a influência do rock ‘n’ roll.
Minha Opinião
Emocionante e bem escrito “Gostaria que você estivesse aqui” é um romance que nos convida a refletir sobre a perda da inocência e a entrega completa ao mundo. Por meio desses personagens, somos transportados para uma época de intensidade, onde as emoções estão à flor da pele e os desafios são constantes.
Com uma narrativa envolvente, o autor nos mergulha em um Rio de Janeiro vibrante e cheio de contrastes.
A música é uma presença constante, trazendo vida e esperança aos personagens em meio ao caos que os rodeia, deixa aquele sentimento de nostalgia principalmente para alguém que como eu, é fã declarada de toda a estética que envolve os anos 80.
Terminei o livro em LÁGRIMAS, “Gostaria que você estivesse aqui” é daqueles livros que vc sente falta…. vou sentir falta de todas das referências do rio de janeiro dessa década tão mágica, (melhor década da vida) mas principalmente dos personagens!
Queria abraçar todos eles, Cesar e Sr.Rosalvo tem todo meu coração, mesmo que partido, esse é um livro que definitivamente vale cada palavra lida!
“Todos somos histórias interrompidas, relevantes apenas para algumas pessoas”
Sobre o autor:
Fernando Scheller Nascido no interior do Paraná em 1977, mudou-se para Curitiba aos 18 anos para iniciar sua jornada como jornalista.
Com um Mestrado em Economia e Política Internacional, hoje em dia é editor de Mídia e Marketing no jornal O Estado de S. Paulo, acumulando experiências em diversos meios de comunicação, incluindo Gazeta Mercantil, Portal G1 e a emissora alemã de rádio e TV Deutsche Welle.
Em 2016, ele deu seu primeiro passo no mundo da ficção com o romance “O amor segundo Buenos Aires”.
Nota de transparência: O post contém link afiliado, quando você compra por meio de links em nosso site, podemos ganhar uma comissão de afiliado sem nenhum custo para você.
Apaixonada por livros desde a infância, é sentada ao lado de sua biblioteca particular que compartilha nesse espaço o seu amor pela literatura!
Comentários